Total Pageviews

Friday, November 20, 2009

Herança Cultural

A ultima Grande Guerra ainda ainda mantém suas centelhas faiscando pelo universo, principalmente impregnada na cultura que nos, descendentes de Europeus, Asiáticos, Judeus e todas as Etnias envolvidas naquele terrível confronto de ideologias.
Hoje, muito de nos, inconscientemente, cultivamos a chamada Economia de Guerra. Cito o meu exemplo em colecionar uma infinidades de bugigangas aparentemente sem utilização, mas que, em nosso pensamento, nos será útil um dia.... Um pequeno parfuso, porca ou arruela que gardamos separadamente numa caixinha magica do artista que nos tornamos, intitulados de "faz-tudo" (troca lâmpadas, arruma fiação eletrica, faz pequenos concertos de alvenaria, serviço de jardinagem, encanador, conserto de quase todos os tipos de defeitos domésticos...). Tudo isso juntado, forma-se um verdadeiro colecionador de entulhos em casa, como nos tempos dos nossos Pais ou Avós, onde um pequeno compartimento da casa,(tulhas) as vezes não tão pequenos assim, acumulam os cacarecos que supostamente um dia seriam de serventia, mas quase sempre acabam mesmo eh juntando muito pó, sujeira, ferrugem e ambiente propicio para a proliferação de acaros e bactérias, alem de pequenos insetos, ratos e baratas, alem de ocupar um espaço que poderia ser de serventia para outras atividades, como por exemplo, uma sala de lazer, um espaço para leitura... A realidade eh que tudo isso nos faz pensar o quão viva esta a cultura da guerra, fora os pensamentos preconceituosos, iguais ao que, em época não muito distante, dividiu o planeta, não somente em duas correntes ideológicas (Comunismo/Democracia), mas retalhou, sectou o universo em masculino/feminino, brancos/pretos/amarelos.., judeus/católicos/muçulmanos..., americanos/asiaticos/sulamericanos/europeus...pobres/ricos/emergentes..., autoritaristas, democráticos... e outras infinitas designacoes que pairam pelas mentes dos governantes. em pleno século XXI, a era da globalização e da integração do planeta ate mesmo como uma questão de sobrevivencia ou perpetuação da espécie humana, como o frear o processo de aquecimento do planeta, que caminha a passos largos. Ate parece que as cicatrizes abertas pelas guerras, que ainda sangram nos conflitos regionais, na violência das grandes cidades, na invasão do campo, na especulação imobiliária, no poder politico, na corrupção em todas as esferas sociais, principalmente na politica, nos alucinados e psicopatas.. O que deixa a impressão e que a união do universo soh se percebe nos momentos críticos, como uma pandemia que coloca o bem estar da humanidade em risco. Embora as inúmeras barreiras encontradas para a concretização da Paz mundial sejam obstáculos para a Ascenção a uma sociedade humana aceitável, em todos os seus aspectos. As centelhas e feridas das guerras contuam sangrando, como um câncer que cresce ou se encontram em estado latente e tendem um dia a vir a tona.
Ressalto aqui esta herança e deixo um alerta ao que, como, quando e onde os nossos conceitos e preconceitos podem nos levar.
Pensem e, antes de falar o que não se deve para não se ouvir o que não se quer.
O mundo continua e a responsabilidade eh de cada um de vocês. Pensem nisso !

No comments: