Total Pageviews

Monday, January 01, 2007

Cabelos (estética/medicina)

Importante protetor do nosso corpo, principalmente do cérebro, contra alguns ataques de insetos, raios ultravioletas (parte deles são refletidos) e de manter o equilíbrio térmico em interação com o ambiente, além do aspecto da estética pessoal.
A calvice, há muito se transformou em um grande desafio para a ciência e estudiosos do assunto, mas o que se sabe é que está diretamente relacionada a fatores genéticos, de maneira geral, e a fatores externos como a falta de cuidados com a higiene, doenças capilares que provocam quedas parciais ou total dos pelos, alimentação inadequada, e outros fatores. Os hormônios são os maiores responsáveis pelo crescimento ou queda destes e, em homens, é mais comum do que em mulheres, mas não se iludam porque existem muitos casos de mulheres , principalmente na menopausa, em virtude da diminuição na produção da progesterona, com perda parcial ou total dos cabelos, o que passa a ser mais problemático por se tratar de uma condição estética fora dos padrões normais da sociedade. Existem quedas determinadas também por tratamentos químios ou radioterápicos que são perfeitamente reversíveis ao término do tratamento. E lembramos também que as fórmulas mágicas caseiras podem lhe trazer sérios riscos de perda total ou danificação dos cabelos. Recomendamos cautela e muita atenção para esse risco. Não existe mágica para o problema, mas existem procedimentos preventivos, em muitos casos.
Anos após anos, os laboratórios cosméticos-farmacêuticos investem alguns milhares de dólares em pesquisas de novos produtos, que são lançados como milagreiros. Dá certo em muitos casos porque ativam o couro cabeludo e nutrem com vitaminas ou proteínas responsáveis pelo crescimento dos pelos, mas na maioria dos casos, o resultado é quase nulo. O que vale mesmo, para quem tem vistosos cabelos, é cuidá-los de maneira adequada, lavá-los sempre com produtos menos agressivos possíveis e cortá-los de acordo com o seu gosto, ocasião ou necessidade.
Se por este lado você ainda não vê solução para o que você designou de problema, a calvice, existem hoje em dia outros métodos de melhorar a sua estética que, se for para melhorar a sua auto-estima, é o implante definitivo de cabelos, hoje com clínicas especializadas e bons resultados, ou mesmo a utilização de uma prótese capilar (peruca), o que vem a constituir em mais uma alternativa para resolver seu problema.
Seja qual for a sua dúvida, procure um dermatologista, pesquise seu histórico familiar e, na medida do possível, aceite-se como você é. É o primeiro passo para a sua aceitação do grupo em que se participa. Hoje, com o avanço da medicina, qubrou-se o mito de que para a calvice não tem remédio, mas certas drogas conseguem reestabelecer alguns fios  enfraquecidos, mas a cirurgia de implante capilar toma corpo e invade  consultórios dermatológicos de todo o mundo, com a novas técnicas de implante. É um procedimento muito demorado, oneroso e pior ainda, muito doloroso, mas os resultados, quando executado por especialista, pode ser nuito bons. Mas se lhe faltar a coragem, o tempo e principalmente a grana, fique com aquela máxima : É dos carecas que elas gostam mais.... e, se você for  do sexo feminino, adira a uma prótese que deixe tão bela e formosa quanto a deixaria com seus cabelos naturais. Se não puder mudar, seja feliz com o que você possui.

No comments: