Total Pageviews

Monday, January 01, 2007

Consciência Ecológica (planeta vida)

A Ecologia é tema muito frequênte nos dias atuais e tomam preciosos tempos de governantes, industriais e, principalmente dos ambientalistas. Porém o seu tempo também começa a ser contabilizado, afinal você é a parte mais interessada na questão por ser o mais atingido por suas consequências. Se você acredita que o problema não tem nada a ver com você, ledo engano! A poluição ambiental, o desaparecimento de espécies de animais e plantas, os projetos laboratoriais ainda não consistentes quanto ao malefício ou benefício à saúde humana, pois comercialmente tem produzido gordos lucros a determinados grupos. Clima maluco, aumento do nível do mar, chuvas inconstantes, enchentes, secas, calor ou frio em estações inapropriadas, doença de pele causada pelos raios ultravioletas, são alguns exemplos de consequências que nos assolam diariamente e, muitos deles, silenciosamente.
A consciência ecológica não é uma bandeira particular que devemos empunhar, mas sim uma bandeira da humanidade inteira que deve romper todas as barreiras de raça, credo religioso, estatus social ou qualquer outras inerentes ao ser humano. Existem estados, como o Paraná onde, para se aprovar um projeto de construção este deve conter um item importante que construção de uma cisterna para retenção das águas da chuva para a reutilização, mesmo para tornar-se potável, devidamente filtrada e tratada. É o que chamamos de utilização correta dos recursos naturais. Ainda existem os projetos de fontes limpas de energia, como a solar, eólica e combustíveis orgânicos, que proporcionam economias substanciais e poupam a natureza de muitos desgastes irreversíveis.
Um exemplo muito ruim é dos Estados Unidos da América, cujo governo não teve a coragem de peitar gigantescos grupos industriais instalados naquele território, em nome de toda a humanidade, e assinar o tratado de Kiyoto que compromissa aos maiores poluidores do planeta a reduzirem os níveis de poluição e financiem programas alternativos de incentivos à preservação ambiental àqueles que podem fazê-lo.
Olhando para si, veja quanto você pode fazer para colaborar com o meio ambiente. Atos simples pode ser de grande valia para o conjunto de atitudes recomendadas para o bem viver do homem sobre a face do planeta. Reciclar (reaproveitar as matérias-primas) como papéis, plásticos, pets, latas, vidros, alumínios e outros. Devolver à natureza os restos e sobras dos produtos orgânicos em forma de adubos e fertilizantes, diminuindo o uso de adubos químicos que, além de fazer mal às pessoas, fazem muito mais mal ainda à natureza. Tratamento dos esgotos não é tarefa apenas do estado. é seu também no momento em que você seleciona o que se despeja no ralo da pia de sua cozinha, por exemplo. É muito simples jogar o resto de gordura ou óleo saturado de frituras no ralo e pensar que resolveu-se o problema. Imagina você que tudo isso vai para os rios e dos rios para o mar. junte todos os que pensam iguais a você, se você pensar assim, claro. Conservar é outra atividade perfeitamente praticável por qualquer pessoa consciente da sua missão para com a natureza. Você não precisa escrever em uma escultura da natureza que esteve lá. Tire uma fotografia ou grave um vídeo e mostre para seus amigos e a quem realmente importar. Dê a chance a que outros sintam a natureza em sua plenitude. Não poluir é jogar o lixo em lugar adequado e não simplesmente atirá-lo ao chão pensando que o lixo vai recolher-se, por conta própria, ao cesto que lhe é destinado. À primeira chuva, entupirão os bueiros mais próximos e, numa sucessão, a capacidade de escoamentos pluviais estarão seriamente comprometidos, ocasionando ou agravando as já conhecidas enchentes urbanas. Então, chamamos as autoridades públicas à responsabilidade, nos esquecendo das nossas. O desmatamento também causa enormes prejuízos à natureza, pois além de retirar a proteção natural das nascentes dos rios, diminui a umidade relativa do ar, o que dificulta a formação de chuvas na região e o aquecimento da temperatura local corrobora com este processo.
A Ocupação desordenada do espaço é outro fator prejudicial à natureza, pois se não respeitarmos os cursos naturais, comprometeremos o sistema em geral, principalmente ao redor de grandes metrópoles onde o resultado já é conhecido por todos os leitores de jornais ou de quem faz parte deste espaço. Por isso existem os estudos de impacto ambiental para se instalar uma indústria, uma área urbanizada, um parque temático, etc. Existem inúmeros outros fatores que podemos citar por aqui, mas seria preciso uma enciclopédia para enumerá-los e explicá-los, o que não é o nosso objetivo, já que não dispomos de tempo e conhecimentos suficientes, tampouco o leitor a paciência para ler a todos. Ressaltamos aqui a importância da participação de cada pessoa. com simples atos como o de separar o lixo reciclável do queimável, não atirar lixo ao chão, mesmo que uma bituca de cigarro (já existem cinzeiros portáteis que você pode utilizar e descarregá-lo em locais próprios), assim como já é proibido fumar em ambientes públicos fechados. É preciso que cada um de nós tenhamos a consciência da responsabilidade em relação à destinação do lixo que produzimos, pois só assim garantiremos um ambiente habitável para as nossas futuras gerações.

No comments: