Total Pageviews

Monday, January 01, 2007

Doença Celíaca ( saúde/medicina )

Existem muitas doenças das quais só tomamos conhecimento se formos profissionais ligados à área médica ou se tivermos contato direto ou indireto com algum caso.
Imagine você, numa festa de aniversário, no seu dia-a-dia, no café da manhã comendo o seu pãozinho quentinho, aquele bolo delicioso ou deliciando-se de quitutes feitas a partir do trigo, cevada, malte e seus derivados..., pois se imaginaram isso, agora pensem que existem pessoas que são proibidas de partilharem deste prazer, não por falta de oportunidade ou de condições. Refiro-me aos portadores de DOENÇA CELÍACA. Que, aliás, não considero uma doença em si, mas em suas manifestações. É somente um gatilho armado para a doença propriamente dita.
A chamada doença celíaca é caracterizada pela absoluta intolerância a alimentos que contenham glúten ou seus derivados. A doença só pode ser diagnosticada como tal a partir de exames investigativos através de médicos e análises laboratoriais por meio de coleta de materiais como as fezes, urina, sangue, amostra de tecidos do intestino, etc. Alerta-se quanto a existência do problema por meio dos sintomas, que podem se apresentar em variadas fases da vida do indivíduo e, dentre eles estão a diarréia ou prisão de ventre, ganho de altura abaixo da expectativa, dores abdominais, mal estar constante e abdómen expandido. O paciente, em fase aguda da doença, pode até ser levado à óbito, pela falta de diagnóstico, pois por não se tratar de uma doença muito comum, leva a um diagnóstico a direção completamente disvirtuada do seu principal foco, isto é, a doença não é identificada como a causa de todo o mal-estar do paciente. Existem casos também que a doença não é agravada e o indivíduo pode levar a vida inteira de maneira normal, mesmo sem um diagnóstico, mas se ela for aguda, imediatamente os sintomas e manifestações serão visíveis.
Peço licença à ACELBRA ( http://www.acelbra.com.br/ ), que é uma associação criada para orientar os portadores da doença celíaca, que pode reforçar a nossa informação através de dados científicos e explicações técnicas a esse respeito, além das sugestões substitutivas para os alimentos que contém o glúten e seus derivados, objetivando ao portador da doença a manutenção do seu padrão de vida normal, sem prejuízos na sua alimentação, principalmente fibras, muito importantes para o nosso organismo. Faço alguns comentários, de maneira informal, para que o leitor tenha uma idéia do desenvolvimento da doença. Estatísticas mostram que existem muitos mais celíacos no mundo do que se imagina por esse motivo, vocês podem notar em muitos produtos (de empresas conscientes e solidárias com o lado social) que indicam a presença ou ausência de glúten em seus produtos. Aos portadores da doença, cabe um rígido policiamento em seu hábito alimentar, já que em grande parte dos produtos industrializados como os embutidos de carne, chocolates(crocantes...), biscoitos, bebidas lácteas, sorvetes(ligas), balas(trigo para não colarem na moldagem), PODEM conter glúten ou derivados deste. Ler a composição dos produtos já é muito importante, normalmente. Importantíssimo e imprescindível se portador da doença celíaca. Visite o site recomendado, obtenha todas as informações possíveis e aprenda a viver uma vida melhor, seja qual for o seu problema.
Boa sorte!...complementando (em 28/07/2008)
O Que é Doença Celíacae, Há uma cura?
Doença celíaca, também sabido como ‘Sprue Celíaco', freqüentemente é herdado, mas também pode ocorrer em indivíduos que tem, teve tensão severa, trauma físico, sido e/ou grávida uma infecção viral em indivíduos suscetíveis para razões que bem não são entendidas.
Doença celíaca ocorre quando uma proteína chamou glutina, que é achada em trigo, cevada, centeio, malte e aveia, gera uma reação imune no intestino pequeno causando o corpo atacar se.
Quando um sofredor engole glutina desencadeia uma reação no sistema imune que causa o forro do intestino pequeno tornar-se inchado e inflamado. Como um resultado, projeção minúscula de cabelo-como no intestino pequeno chamaram o villi encolher e freqüentemente aplaina depois de exposição contínua a glutina.
Quando o villi encolhe ou aplaina, causa o indivíduo perder a capacidade de digerir e de absorver nutrientes do alimento consumido. Este malabsorption pode privar o cérebro, sistema nervoso, ossos, fígado e outros órgãos de alimentação e deficiências de vitamina de causa que podem levar a outras doenças tal como e/ou de lúpus câncer intestinal.
As reações do indivíduo a glutina variam de suave a sintomas severos que mesmo podem levar a morte se não tratado.
Não há nenhuma cura para Doença Celíaca, Exceto viver um estilo de vida estrito de glutina-livremente!
PROBLEMASA LONGO PRAZO ASSOCIARAM-SE COM DOENÇA CELIACA
Há dois tipos básicos de problemas a longo prazo potenciais associado com doença celíaca. Estes incluem:
1) esses problemas que podem acontecer ainda que um mantem uma dieta de glutina-livremente religiosamente, e 2) esses problemas que ocorrem como um resultado direto de continuar a consumir glutina.
Certas espécies de desordens não-intestinais são mais comuns nas pessoas com doença celíaca. Estas desordens incluem mellitus de diabetes e talvez outros problemas de hormonal, tal como hipotiroidismo. A possibilidade aumentada de desenvolver estes não- problemas intestinais provavelmente relacionars aos mesmos fatores hereditários que numa pessoa desenvolver doença celíaca. A aparência destas desordens não é prevenida por um glutina-libertar dieta.
Certas outras desordens, algum potencialmente saúde-ameaça, parece resultar de consumo continuado de glutina com estrago intestinal continuado. Em particular, há um possibilidade aumentada para câncer intestinal Desenvolver em pessoas com doença celíaca. Porque câncer intestinal normalmente desenvolve em pessoas mais velhas, não é inteiramente certo esse consumo a longo prazo de um glutina-libertar dieta totalmente eliminará a possibilidade para estes tipos de tumores desenvolver. Indicações no entanto, atuais e bom senso sugerem que isto seria o caso.
Que provassão necessitadas
Quando glutina vem em contato com o forro intestinal de uma pessoa que é sensível a ele, mudanças ocorre que são detectable sob um microscópio. A mudança característica aplaina das projeções chamado ‘villi', que assemelha-se pilha num carpete, embora nalgumas pessoas aí só pode ser uma alteração na camada de superfície de células.
A prova bem importante é examinar um corte minúsculo, sabido como uma biópsia, d a superfície do intestino pequeno.Um telescópio flexível (endoscope) normalmente é atravessado a boca n o estômago e intestino superior de modo que o forro pode ser inspecionado e uma biópsia tomado.
Este processo toma só alguns minutos e freqüentemente é feito mais fácil e menos inconfortável por dar um sedativo suave de antemão. Alternativamente, uma biópsia pode ser obtida por engolir uma cápsula especial no fim de um tubo estreito.
Se a biópsia é anormal, uma segunda prova pode ser aconselhada depois que um período verificar que a superfície intestinal retorna em direção de normal.Quando há dúvida sobre um diagnóstico prévio, ou as mudanças em biópsia são incertas, outra biópsia pode ser aconselhada depois que uma pessoa ponderadamente toma glutina durante um período (desafio de glutina).
Os exames de sangue são úteis em detectar a reação do corpo (anticorpos) a glutina ou como uma indicação de estrago intestinal. Outros exames de sangue indicam deficiências de ferro, vitaminas tal como minerais ácidos fólicos tal como cálcio. Susceptibilidade herdada também pode ser sugerida por um exame de sangue. Tais exames de sangue são úteis para examinar parentes ou sugerir essa sensibilidade de glutina ser a causa de sintomas ou deficiência de nutriente. Estas provas não fazem o diagnóstico mas indica a conveniência de uma prova de biópsia.
Se sintomas abdominais são incômodos ou desenvolve apesar de tratamento, um RADIOGRAFIA de barium do intestino, que envolve engolir um líquido branco insípido, pode ser aconselhado.
O que posso comer?
Muitos alimentos são naturalmente glutina-livremente, tal como fruta não processada, verduras, leite, ovos, arroz, peixe e carne (exceto carne de salsicha).
Quando cozinhar, migalhas não devem ser usadas e não sacudem o pó carne, peixe nem a aves com farinha. Os molhos e molhos que são engrossados com farinha ou goma contêm glutina , deve ser evitado. Os produtos de trigo tal como farinha de trigo, bran de trigo, talharim, espaguete , macarrão e ravióli, também devem ser evitados.
O seguir são produtos de glutina-livremente que podem ser usados como substitui para alguns alimentos acima:
-Arrozmoído, farinha de Arroz, Maisena , farinha de Milho, farinha de Batata, farinha de Soja, Arrowroot, Arroz, Sagu, Tapioca , Milho, Buckwheat, Milhete, Amaranth
Leia etiquetas de alimento cuidadosamente e não usa nada que contem os seguintes grãos:
WO calor , Centeio, Cevada, Malte, Aveia.
Mas vi alimento Marcado 'Goma de Trigo* Posso comer como-o? resposta
Os ingredientes de alimento definitivamente evitar
Trigo: Grão contendo níveis altos de glutina. Bulgar: Encharcou e trigo secado. Durum: Um tipo de trigo. Forte A farinha, farinha de pão, douram farinha , farinha de wholemeal, farinha de granary: todo feito de trigo. Aveia: Contem alguma proteína semelhante a glutina de trigo mas não pode causar problemas para todos celíacos. Melhor evitado. Cevada: Contem alguma proteína semelhante a glutina de trigo. Centeio: Contem alguma proteína semelhante a glutina de trigo. Triticale: Um trigo híbrido contem alguma proteína semelhante a glutina de trigo. Soletrado: Um trigo primitivo, contem alguma proteína semelhante a glutina de trigo. Sêmola: Fez de trigo. Couscous: Fez de trigo. As massas, O macarrão, espaguete: fizeram de trigo. Fermento em pó: Pode conter farinha de trigo. Armazene cubos: Pode conter farinha de trigo. Pó mostarda: Pode conter farinha de trigo. Molho de soja: Isto é normalmente feijões de soja fermentado com farinha de trigo. Verifique a lista de alimento para marcas que não contem farinha de trigo. Sebo Em pacotes: pode conter farinha de trigo parar o sebo colar junto.Os seguintes termos achados em etiquetas de alimento podem querer dizer isso há glutina n o produto. O Hydrolysed Proteína Vegetativa (HVP), a menos que feito de soja ou milho A farinha ou produtos Cereal, a menos que feito com farinha pura de arroz, farinha de milho, farinha de batata, ou farinha de soja Proteína vegetativa a menos que feito de soja ou milho Malte ou Malte Temperando a menos que derivado de milho Goma modificada ou Goma Modificada de Alimento a menos que arrowroot, milho, batata, tapioca, milho ceroso, ou milho é usado Goma vegetativa a menos que gomas vegetativas são goma de feijão de carob , goma de feijão de gafanhoto, goma de celulose, goma de guar, Arábico de goma, aracia de goma, tragacanth de goma, goma de xanthan, ou goma vegetativa Molho de soja ou Sólidos de Molho de soja a menos que sabem que eles não contêm trigo Vinagre Branco destilado É feito de grãos e pode conter glutina. Muitos condimentos comercialmente preparados são preparados com vinagre branco destilado e pode conter quantias muito pequenas de glutina.
Qualquer das seguintes palavras em etiquetas de alimento normalmente significa que um grão contem glutina foi usado:
‘stabiliser, goma, tempero, emulsifier , hydrolysed, plantam proteína ‘
O que é o 'Os Alimentarius de Codex'
Pode ver alimento marcado como contendo 'goma de trigo*' Isso é vendido como 'Glutina Libertar'. É seguro comer tais produtos como o asterix denota que a quantia de trigo satisfaz o 'Alimentarius de Codex'
O Alimentarius de Codex fornece o padrão de glutina-livremente para fabricantes europeus de alimento.
N a União Européia há uma diretriz em alimentos para (89/398/EEG dietético especial de usos), e esta diretriz é a base para toda legislação nacional nos países da União Européia.
Embora os negócios de diretriz com alimentos glutina-livres não há designado limitando nível de glutina para alimento de GF ainda, então é até os corpos reguladores nacionais dos estados de membro pôr o próprio nível. Há no entanto, um corpo internacional manipulando estas questões: Alimentarius de Codex.
Alimentarius de codex é um Genebra-Baseou organização Internacional em conjunto corrida pela Organização mundial de saúde e FAO, e seu objetivo é estabelecer padrões mundiais para alimentos no sentido amplo. A legislação de alimento em muitos países é baseada em Padrões de Codex, embora não é mandatório implementá-los em todos casos.
Há um comitê de Codex produzindo padrões em etiquetagem de alimento, em higiene, em composição etc., etc. Há um comitê em Alimentos para Usos Dietéticos Especiais (FSDU) e ... Há um Padrão em Alimento glutina-livre!
O Padrão velho data de 1981, e diz que alimentos podem ser marcados como "glutina-libertar" só se o conteúdo de nitrogênio da proteína derivado de trigo é menos que 50 N de mg/100 gm em questão seca, que pode ser equivalente a aproximadamente 20-30 gliadin de mg em goma de trigo. O cálculo bem é complicado pelo fato que a maioria da proteína em goma de trigo é "proteína de grânulo de goma" e não glutina.
Há um novo Padrão de Codex em preparação, e uma proposta pôr o que limitando nível de glutina a glutina/kg (20-mg/100 g de 200 mg) glutina-libertar alimento em questão seca.
Alimentarius de codex baseia seu padrão em fatos científicos, e essa é a razão pela qual não há zero tolerância. Há simplesmente nenhum evidência científica que isto é exigido (ao menos não há vista concordante entre cientistas sobre a entrada razoável máxima de glutina), e é Argumentado que qualquer impropriamente redução no nível permissivo reduzirá o número de alimento de GF disponível desnecessário.
Embora Alimentarius de Codex foi criticado no passado para ser alimento-produtor corpo guiado é imóvel o único forum mundial para padrões de alimento, e seu papel dentro da estrutura do GATT e OMC faz seu trabalho de importância de esterlino em determinar disputas de negócio. Em 1993 a Aliança Nacional de Alimento (NGO DE Reino Unido) produziu um relatório intitulou "Rachando o Codex." Este relatório declarou que mesmo que o votar em Codex é de âmbito nacional, e bem freqüentemente por consenso, há um impacto grande do vestíbulo de produtor, especialmente nas etapas preliminares de fabricação de decisão.
Mesmo que não há implementou padrão em legislação nacional muitos países colarão ao Padrão de Codex. A conclusão é que em muitos alimento de países marcou como "glutina libertar" quase definitivamente conterá glutina. Como as agências reguladoras da maioria de países não pressionarão cargas contra produtores de alimentos de GF se o nível é sob o Codex limite Normal (embora, como, alguns países ditos podem ter níveis reguladores mais baixos). Os Padrões de codex ainda não têm o estado de leis nacionais.
A luta continua.
A vida é bela, se bem vivida.

No comments: