Total Pageviews

Saturday, December 16, 2006

Leitura (cultura pessoal)

Desde muito cedo, faz parte da nossa curiosidade natural, saber o significado de tudo que nos cerca e, aos primeiros passos da razão, buscamos entender do que se trata, aquele até então desconexo emaranhados de riscos, curvas e pontinhos, colocados uma ao lado da outra, que se pressupõe, deve ser de alguma serventia. Logo se percebe a importância delas no contexto de nossa vida. Já em casa, começa o processo de alfabetização, com os adultos ensinando os primeiros passos para conhecermos as LETRAS. É intensa a nossa alegria quando conseguimos copiar um -a- ou um -b- e, ainda maior ainda quando conseguimos junta-las dando lhes significados práticos com os materiais, animais e pessoas que nos cercam diariamente. Penso que aí é o olho, a nascente deste processo maravilhoso que é a leitura.
Quem lê viaja (antigo slogam da campanha do governo em pró da leitura). O aumento do interesse do público leitor constatado na última bienal do livro, mostra que mais e mais pessoas passam a entender a importância de suas leituras para a formação de cidadãos de idéias, embora acreditam os editores e autores que ainda os brasileiros lêem muito pouco em relação a outros países mais desenvolvidos culturalmente.
A leitura causa sensações diferentes. Mesmo que a leitura seja vista como um momento de prazer por muitos, algumas pessoas não querem nem passar por perto de um livro, talvez por causa de um trauma de alfabetização, falta de incentivo da família, da escola (que na maioria das vezes impõe a leitura como um castigo e não com um instrumento valioso na formação académica do aluno), mas de qualquer forma, com o avanço da tecnologia e o alcance cada vez maior da Internet, o interesse passa a aumentar, pois leitura não quer dizer somente um romance, uma aventura ou um suspense contado em sequência . Leitura também engloba as notícias diárias, os e-mail´s e bate-papos e toda a forma de inter-relacionamento do emissor e do leitor de qualquer mídia que seja.
O hábito de ler promove no indivíduo uma gama de benefícios dos quais podemos citar alguns: comunicação, interpretação de uma idéia corretamente, aumento do vocabulário, conhecimento de lugares sem estar fisicamente neles. dinamismo profissional e possibilidade e ascensão... Alguns especialistas em educação acreditam que há uma certa dificuldade em fazer uma pessoa, quando chega na fase adulta, desenvolver o prazer pela leitura. É por isso que eles são unânimes em incentivar esse hábito em crianças e adolescentes. Portanto, para conquistar novos leitores, o mercado editorial dispõe de uma variedade de títulos com assuntos e temas para qualquer idade e interesse. Há desde livros para crianças, com ilustrações e páginas que emitem sons de acordo com a história que está sendo contada a outros voltados para o público jovem e adulto, abordando temas como droga ou gravidez na adolescência. Existem escritores brasileiros que defendem a presença do livro não somente nas bibliotecas, como também em sala de aulas, pois acreditam que assim as crianças terão um contacto maior com as publicações, despertando interesse ou curiosidade por parte do aluno. A leitura cria instrumentos que possibilitam a estimulação da imaginação, a percepção de outra realidade e também pensar melhor a respeito do mundo em que se vive. Destacamos também que, no meio de comunicação mais popular, cria-se novas palavras, abreviações e símbolos próprios para agilizar a comunicação (blz-beleza, bfs-bom fim de semana, flw-falou!, xau-tchau, dentre outros), mas fica o alerta de que muitos desses símbolos não são considerados dentro de uma descritiva ou redação oficial. Atentos, pois o hábito pode levar você a cometer equívocos.
Se você realmente quer conhecer mais e mais, leia sempre, como um hábito, como uma forma de prazer, ou mesmo como uma forma de nunca estar entre os medíocres.
BOA LEITURA !!

No comments: