Total Pageviews

Thursday, December 28, 2006

Mantenha seu computador em ponto de bala (informática)

Faxina geral e programas de segurança ajudam a deixar seu computador mais ágil. Muitas coisas que as pessoas criam ou baixam da internet, são armazenadas no computador, ocupam espaço e deixam a máquina mais lenta. Para começar a mudar essa situação, sem gastar muito dinheiro, não é preciso dispor de muito tempo ou usar ferramentas complicadas. Com programas gratuitos e a ajuda do próprio Windows, , é possível remover arquivos desnecessários, organizar documentos e proteger o PC de virus e de outras ameaças. E há opção dos gravadores de DVD.
Softwares de Gravação - Boa parte dos drives de DVD-R e de CD-R já vem acompanhada de softs para auxiliar na criação de discos. No entanto, ferramentas como o Easy CD Creator e o Neo Burning Rom não são as mais indicadas para quem pretende criar cópias de segurança de seus arquivos. Existem ferramentas específicas para essa tarefa, que podem compactar e organizar os documentos de maneira mais prática e rápida. Enquanto os softs convencionais de gravação apenas transferem os dados do disco rígido para a mídia gravável, os programas de backup são capazes de selecionar as pastas mais vitais e também de diferenciar os arquivos editados recentemente. Um exemplo de programa que traz essas funcões é o Backup To DVD (www.willowsoft.com) que custa USS29,95, mas pode ser usado gratuitamente por 90 dias. Com ele, basta indicar quais tipos de arquivos deverão ser incluídos no backup e gravar tudo diretamente em um disco. Há opcões para salvar apenas documentos editados nos últimos 30 dias, apenas as configurações essenciais do sistema ou todos os arquivos do computador. Outro soft denominado Simply Safe Backup (grátis www.simplysafebackup.com), cria e grava cópias de arquivos com facilidade. Além de contar com assistentes para ajudar na seleção dos documentos, ele tem como diferencial a opção de usar um código especial para armazenar os dados. Desta forma, os arquivos ocupam menos espaço e ficam protegidos de curiosos. Para gravar DVD´S com conteúdo mais específico, o Winbacker 2000 e o Nsis SyncBot são boas opções. Oprimeiro (users.cybercity.dlk/bcc22142/programs.htm) traz cópias dos arquivos de sistema e do registro do Windows. Já o SyncBot (grátis, no endereço nsis.whyeye.org) faz backup baseado na extensão dos arquivos.
Proteção também evita a lentidão. Hoje o foco dos golpistas digitais é a disseminação de propaganda, que, por meio de técnicas diversas, tasi programas sem a autorização do usuário e deixa o micro consideravalmente mais lento. É por isso que os fabricantes mais conhecidos vendem seus produtos em pacotes de que incluem, além do antivirus, uma série de ferramentas específicas para a internet. É o caso do Norton Internet Security e do MCAfee Internet Security Suite. A Microsoft também anda se preocupando com esse tipo de ameaça e distriubui serviços como o AntiSpyware (www.microsoft.com/athome/security/spyware/software/default.mspx) e o Safety Center (safety.live.com) Os dois são gratuitos, sendo que o segundo não requer a instalação de pacotes, basta acessar o site e cumprir algumas etapas para executar a varredura do sistema. Quem não deseja investir em softwares, desse tipo também encontra opções como o AVG Free Edition (free.grisoft.com) e o Avast Home Edition (www.avast.com/eng/downhome.html) Para se livrar dos espiões, os softs Ad-Aware (www.tavasoft.com) e Spybot Search and Destroy (www.spy-bot.info) estão entre os programas mais populares. A manutenção preventiva reduz a lentidão. Antes de qualquer alteração importante ou instalação de qualquer software que você não tenha a comprovação da eficácia de sua aplicação, aconselha-se criar ponto de restauração no seu sistema para que, numa eventualidade, retornar ao ponto antes da instalação deste, sem prejuízo aos arquivos já consolidados em seu sistema. Basta seguir a sequência: iniciar - todos os programas - acessórios - ferramentas do sistema - restauração do sistema. Aí, fixe a data para o novo ponto de restauração do sistema.
Agindo cautelosamente, se você não tiver um antivirus eficaz, ao abrir qualquer link ou não acessar indiscriminadamente qualquer página ou e-mail desconhecidos em seu computador, você estará colaborando para um bom desempenho de sua máquina. Espero que faça bom proveito das dicas.

No comments: